O momento de escolher onde você irá fazer sua graduação passa por diversas etapas até chegar na decisão final, uma delas é a escolha da instituição. A partir disso, deve-se analisar alguns fatores como o resultado deste lugar na última avaliação do MEC e o formato da instituição: faculdade x centro universitário x universidade.
Mas, você sabe a diferença entre essas opções? Consegue identificar qual delas é a melhor opção para você, de acordo com suas necessidades? Ou como cada uma reflete na sua carreira?
É a partir dessas diferenças que você fará uma escolha certeira, afinal, o formato da instituição vai definir como será sua capacitação profissional e servirá como um ‘encaminhamento’, para o que você deseja seguir no futuro.
Neste post, você vai entender a diferença entre faculdade x centro universitário x universidade e qual é a melhor opção para você, de acordo com seu perfil.
Faculdade = Emprego
A faculdade é a melhor opção para quem deseja entrar logo no mercado de trabalho, isso porque o formato é focado na empregabilidade do aluno, com preparações mais práticas para o dia a dia do trabalhador e todas as metodologias, ferramentas e sistemas que o aluno irá precisar.
Com a faculdade, o aluno terá um ensino totalmente voltado para as possibilidades de atuação na área, facilitando a entrada no mercado e melhor preparação, muito além do estudo teórico.
Centro Universitário: corpo Docente e estrutura
A instituição é definida como Centro Universitário quando possui 2 características:
- Um terço do corpo docente de mestres e doutores, sendo que parte deles devem ter contrato em regime integral com o Centro Universitário
- A instituição pode abranger mais áreas do saber, com criação de novos cursos de graduação ou programas de ensino.
Na prática, esses fatores não trazem reais mudanças na capacitação e experiência do estudante, apenas na reputação da instituição.
Universidade: ensino, pesquisa e Extensão
Por lei, um terço dos professores devem ter carga horária integral na instituição e a mesma quantidade deles, deve ter mestrado ou doutorado. Ou seja, a universidade é voltada para academia. O aluno terá um ensino muito focado na teoria e em pesquisa.
Qual é a melhor opção para mim?
Faculdade: É a melhor opção para cursos como Administração, Direito, Marketing, Pedagogia, entre outros, mas também contempla todas as necessidades das demais áreas. O foco no mercado é um diferencial, não uma regra. Voltado para quem quer sair do curso superior, já pronto para trabalhar.
Centro Universitário: O formato não apresenta diferenças relevantes em comparação à faculdade e universidade, nem na vida do estudante.
Universidade: É uma opção mais indicada para quem deseja seguir na área acadêmica, em posições como professor ou pesquisador, não para o mercado de trabalho.
Assim como entender qual destas opções é a mais indicada para você, outro fator essencial para que você faça uma boa escolha para iniciar a carreira, é ficar ligado nas avaliações do MEC!
Se ainda estiver dúvidas em relação a qual curso escolher, faça agora seu Teste de Carreiras e veja qual área se encaixa melhor no seu perfil e quais são as faculdades mais indicadas.